Saúde lança programação do Outubro Rosa amanhã

A prefeitura de Goioerê, através da Secretaria de Saúde, anuncia nesta sexta-feira, a programação que marcará a passagem da campanha Outubro Rosa na cidade. A enfermeira Leticia Chiozini, cita que haverá atividades em todas as Unidades de Saúde.

A campanha, segundo a enfermeira, tem como objetivo, conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, sobretudo reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama e colo uterino.

Durante todo o mês, haverá palestra, agendamento para exame da mama, para detecção de câncer de colo de útero e encaminhamento para mamografia.

A programação será extensa, mas todas as ações serão divulgadas nesta sexta-feira, diz Letícia, citando que a ideia para este mês, é priorizar o exame para as mulheres que têm idades entre 50 e 69 anos e que nunca fizeram nenhum exame.

Outubro Rosa – O mês de outubro já está consolidado dentro do calendário nacional como o período para debater e orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, em Nova Iorque, e todos os anos são realizadas ações, que visam chamar a atenção para o problema, que, anualmente, registra cerca de 58 mil novos casos.