Região abre na segunda campanha de vacinação contra influenza

A 11ª Regional da Saúde de Campo Mourão abre nesta segunda-feira (23) em toda a Comcam, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que segue até 1º de junho. Na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), 105.953 pessoas estão dentro dos grupos de risco para vacinar. A meta é imunizar 90% do público alvo. O Dia D da mobilização nacional será em 12 de maio.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, informou ontem à TRIBUNA, que as doses da vacina já foram distribuídas nesta semana a todos os municípios da região. Evandra comentou que a Regional receberá as doses por etapas. Nesta primeira, por exemplo, foram distribuídos 40% do volume total, o equivalente a 42,3 mil doses.

A vacina será oferecida nas unidades de saúde dos municípios com a seguinte distribuição: para crianças de 6 meses a menos de 2 anos (6.686 doses); de 2 a 4 anos (12.497); trabalhadores em saúde (5.849); gestantes (3.345); puérperas, mulheres que pariram recentemente (551); idosos (43.369); pacientes com comorbidade, doenças crônicas (27.756); e professores (5.900).

Na Comcam, as cidades com os maiores números de pessoas a serem vacinadas são Campo Mourão (27.100); Goioerê (9.019); Ubiratã (6.795); Campina da Lagoa (5.261); Terra Boa (5.121); Araruna (4.868); Mamborê (4.777) e Moreira Sales (4.229). Confira abaixo o número de pessoas por município.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção do vírus e de suas complicações. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra 3 tipos de vírus: dois de influenza A e um de influenza B.

A vacina contra influenza é apenas uma das formas de prevenção contra gripe. Evandra lembrou que algumas medidas simples evitam a transmissão do vírus e outras doenças respiratórias como higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Ainda conforme a enfermeira, higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, também são maneiras de prevenção ao vírus.

Fonte: Tribuna do Interior