Quarto Centenário: programa fornece informação e tranquilidade a gestantes

A prefeitura de Quarto Centenário, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo um importante programa de acompanhamento de gestantes no município. Trata-se do programa ‘Gerar’.

De acordo com a psicóloga Michele Castro, o programa é dos mais interessantes e tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos, como alimentação, amamentação e outros cuidados com o bebê.

O programa conta com a participação de várias gestantes, que se encontram toda quarta-feira, quando são orientadas, recebem cuidados e assistem palestras sobre assuntos relacionados à saúde da mãe e do bebê.

A psicóloga explica que as orientações são repassadas por profissionais da própria saúde, como enfermeiras, nutricionistas e médicos.

Acolhimento e atenção–De acordo com Michele, gestante é prioridade na saúde de Quarto Centenário. Aqui elas têm acompanhamento do pré-natal, exames e outros procedimentos, cita.

Ainda segundo a psicóloga, a gestaçãoé um período de busca de informações e de ansiedade natural com a expectativa da chegada do bebê, daí a importância do programa.É nesse momento de ansiedade, de expectativa que a gente precisa ajudar. O programa Gerar tem esse objetivo: auxiliar e orientar as futuras mamães para que se tranquilizem com relação à chegada do bebê, comenta ela.

Enxoval –Além das oficinas de acompanhamento, as mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade social, também recebem da prefeitura, através do CRAS, kits de enxoval para o bebê.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Cleonice Krachinski, cita que os kits contém mantas, toalhinhas de boca, fraldas e toalhas pintadas, tudo sob a orientação de uma oficineira.

A Assistência Social, através do CRAS, tem buscado dar uma atenção especial a estas mulheres, que muitas das vezes não têm condição de ter um enxoval para receber o bebê. Estamos felizes em poder ajudar, diz a primeira-dama.