Saúde

Neste sábado tem ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo

Todas as unidades básicas de saúde de Goioerê, com exceção do bairro Santa Casa, estarão abertas, neste sábado (30), das 8 às 17horas, para vacinar a população contra o sarampo. A mobilização marca o “Dia D” da campanha nacional de imunização, voltada a atender pessoas com idade entre 20 a 29 anos.

Essa é a segunda etapa da campanha, realizada com apoio total da Secretaria Municipal de Saúde. A primeira fase, aconteceu em outubro, imunizando crianças entre seis meses a menores de cinco anos. A intensificação da vacinação nestes grupos deve-se a maior vulnerabilidade e risco de complicações da doença.
A enfermeira Lilian Ohara, que ajuda a coordenar a campanha, cita que a vacinação é das mais importantes e que todas as pessoas que estão dentro do público-alvo devem buscar uma das UBS para serem imunizadas. “Nós estamos fazendo este apelo e esperamos ser atendidos”, comenta ela.

NÚMEROS: - De acordo com os dados epidemiológicos do sarampo no Paraná, 429 pessoas contraíram o Morbillivirus. Desse total, cerca de 53% dos casos são de jovens entre 20 a 29 anos.

Para quem nunca se imunizou contra o sarampo, a orientação da campanha para esse público é receber duas doses da vacina, com intervalo de trinta dias entre as aplicações.
A meta a ser alcançada é de 95% desse grupo, porém muitas pessoas desse grupo já foram vacinadas na infância, mas como antigamente não havia um sistema de informação, esses dados não foram registrados.