MP recomenda às prefeituras, incentivar a doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar as secretarias municipais de saúde, a captar novos doadores de sangue, auxiliando nos estoques de bolsas do Hemonúcleo de Campo Mourão,que atende toda a região, o Ministério Público, através do Promotor de Justiça de Goioerê, Teilor Santana da Silva, está recomendando aos prefeitos dos municípios da Comarca, que promovam campanhas para estimular o aumento do número de doadores.

A recomendação, segundo o Promotor de Justiça, foi feita depois de números apresentados pela 11ª Regional de Saúde, mostrando que os municípios da Comarca não estariam cumprindo com a pactuação estabelecida com o órgão, que seria de encaminhar no mínimo, 15 doadores mensalmente.

De acordo com os números, somente no mês de fevereiro deste ano é que Goioerê cumpriu com a pactuação, encaminhando 16 doadores para o Hemonúcleo. Já no último mês de agosto, foram apenas 10 pessoas. Moreira Sales encaminhou 4; Quarto Centenário 8 e Rancho Alegre apenas 1 pessoa.

Na recomendação, o representante do Ministério Público lembra que o incentivo das prefeituras, através de campanhas de divulgação para captar novos doadores, é uma importante estratégia para manutenção do estoque de sangue em níveis suficientes para atender a demanda da região.

Quem pode doar – Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado e pesar mais de 55 quilos. Recomenda-se também não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação; não fumar 1 hora antes e após a doação; tomar café da manhã antes; e evitar alimentos gordurosos no dia anterior. Os doadores podem ter entre 16 e 69 anos.