MP e Judiciário apoiam vinda de unidade do Cense para Goioerê

O prefeito de Goioerê, Pedro Coelho, se reuniu na manhã de ontem com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho de Segurança, Câmara de Vereadores, Polícias Civil e Militar, além de várias outras entidades, para discutir a possível instalação de uma unidade do Cense – Centro Socioeducativo – no município. A vinda do Cense para a cidade, foi aventada durante reunião na semana passada,entre o prefeito Pedro Coelho, o vice Ernani Leite e o secretário de Justiça do Paraná, Artagão Júnior.
Na oportunidade, o secretário disse que se concretizada essa possibilidade, Goioerê atenderia toda a região. Nós estamos falando de um Cense com capacidade para atender cerca de 80 jovens. Isso seria o suficiente para atender não somente Goioerê, mas toda a região, disse ele.
Durante a reunião de ontem, o promotor de Justiça, Marco Antônio, destacou que a vinda do Cense para o município, seria benéfico, não só economicamente, mas para inibir a criminalidade. Não vejo razão para deixar essa oportunidade escapar, pois com o Cense funcionando aqui, se abriria o número de vagas para nossos adolescentes, disse.
O juiz Christian Palharini destacou que desconhece a informação de que o Cense atrai criminalidade. Pelo contrário, ajuda a inibir, citou, destacando que o fator economia, será um incremento para o município.
Já o promotor de Justiça, Lucas Franco, citou que uma das vantagens do Cense é um combate mais efetivo contra a impunidade, com a devida aplicação da lei nos casos de necessidade de internação dos menores.
Presente na reunião, o presidente do Conselho de Segurança, Meron Vaurek, disse que a instalação do Cense em Goioerê, criará um efeito psicológico aos menores infratores, de que eles serão internados. A responsabilidade pela nossa sociedade é nossa. Não podemos empurrar o problema para outros. Precisamos oferecer condições para recuperarmos os nossos menores e estamos com a oportunidade nas mãos, comentou.
Para o capitão Renato Moreira, comandante da 2ª CIA da PM, disse que sem dúvida nenhuma, a instalação do Cense promoverá a diminuição dos índices de crimes feitos por menores. Nossa cidade só tem a ganhar, destacou ele.
O vice-prefeito Ernani Leite disse que as autoridades do município não podem ficar reféns do que é tido em redes sociais. Precisamos agir com sabedoria e escolher aquilo que for melhor para o futuro de nosso município e da nossa sociedade. Não se pode ficar reféns das redes sociais, disse.
O que é o Cense –Uma vez instalado, o Cense contará com estrutura para o internamento de menores pelo prazo máximo de três anos, período este, que eles recebem acompanhamento escolar e desenvolvem cursos de capacitação.
No Cense, são disponibilizadas capacitações em panificação, carpintaria, corte de cabelos, reparos em computadores, dentre outros, oportunizando ao jovem infrator, ter uma vida diferente daquela que ele tinha inicialmente.
Terreno –Para a construção do Cense, o município de Goioerê terá que entrar com a contrapartida, que é a doação de um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados. O prefeito Pedro Coelho disse que o município tem o terreno e que o mesmo será disponibilizado para esse fim. Já temos o terreno e vamos tomar todas as providências para que esse processo ande, disse. O prefeito disse que o terreno fica próximo da Casa do Mel.
Projeto de recuperação – Os centros socioeducativos são constituídos de quartos individuais, não tendo problemas com superlotação. O Paraná é reconhecido nacionalmente por esse trabalho que faz com os menores. 
Empregos: Além de todos os benefícios defendidos pelas autoridades, o prefeito Pedro Coelho disse que com o Cense o município também ganha com a geração de empregos e renda. No total serão  cerca de 150 empregos diretos e indiretos que são gerados com a implantação de uma unidade.