Moreira Sales: manejo e qualidade do leite foram temas de seminário

O município de Moreira Sales realizou na quinta-feira passada, um importante seminário para discutir sobre a importância do manejo integrado e qualidade do leite. O evento, que contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito Rafael Bolacha, o presidente da Câmara, Tatuzinho Adão e representantes de entidades ligadas ao governo estadual, reuniu cerca de 100 produtores.
Durante o seminário, técnicos da Emater, Seab e Adapar, fizeram diversos esclarecimentos aos participantes, inclusive falando sobre o fim da vacinação de febre aftosa, bem como sobre as novas normativas, referentes à qualidade do leite e também sobre o controle do rebanho.
Durante sua fala, o prefeito Rafael Bolacha frisou que o evento foi dos mais importantes, servindo como instrumento para orientar e capacitar os produtores de leite, a produzirem mais e com qualidade. Queremos agradecer ao governo estadual, através da Seab, Emater e Adapar. É através de parcerias assim que a gente garante conquistas. Muito obrigado também aos produtores que estão sendo capacitados, disse.
Ao fazer uso da palavra, o chefe do escritório regional da Seab, João Ricardo, destacou que a partir da conquista de um novo status sanitário o agronegócio paranaense terá acesso a novos mercados. Hoje, os países que pagam mais pela carne exigem que o local de origem seja livre de febre aftosa sem vacinação. Isso não apenas para a carne bovina, por ser uma doença de fácil transmissão, o mundo vê o fato de um território não vacinar seu rebanho como reflexo de um sistema sanitário robusto e ágil no controle de possíveis emergências, disse.
O evento contou com o apoio da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa-APCBRH, Aprosales, Laticínios Lider, Frimesa, Pic-Nic, Primato, Rota do leite, Colari, Organica, Launer e Agrosales.