Miliossi diz que vai pedir apoio de Ratinho Jr. para fortalecimento da Comcam

O novo presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Edenilson Miliossi (PPS), prefeito de Barbosa Ferraz, afirmou na manhã desta segunda-feira (10), durante reunião com prefeitos, na sede da Comcam, que irá solicitar o apoio do governador eleito no Paraná, Ratinho Junior (PSD) para o fortalecimento da Associação. Esta foi a primeira reunião dele como presidente da Comcam. A criação de novos consórcios municipais no Paraná foi apontada por Ratinho como alternativa para aplicação inteligente do dinheiro público no Estado.

A ideia foi defendida na última semana pelo governador durante abertura do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz do Iguaçu. O governador reforçou sua ideia aos prefeitos ao pontuar durante o encontro a necessidade de planejamento estratégico para execução de políticas públicas eficazes a médio e longo prazo. Ficamos muito felizes com o posicionamento do Ratinho sobre o assunto. Hoje verificamos que os municípios trabalham individualmente solicitando recursos, comentou Miliossi. Segundo ele, o fortalecimento do consórcio é muito importante para o desenvolvimento da região. Estamos falando em 25 municípios, observou.

O presidente disse acreditar que a atenção aos consórcios anunciada pelo futuro governador será a oportunidade de a Comcam conquistar sua estabilidade econômica. Atualmente a entidade enfrenta sérias dificuldades financeiras. Acho que com isso o consórcio deverá se desenvolver, melhorando a sua arrecadação. É claro que para isso os prefeitos também devem ter comprometimento em relação ao pagamento das mensalidades, sabemos das dificuldades de 2018, porém sabemos das responsabilidades que temos, declarou o prefeito.

Ele informou que tentará uma agenda com o governador Ratinho Junior e os três senadores do Paraná (Oriovisto Guimarães, Álvaro Dias, e Flavio Arns) já no início de janeiro para apresentar demandas da região. O encontro será acompanhando também por demais prefeitos da Comcam. Quem chega primeiro bebe água limpa. A ideia é aproveitar este gancho do Ratinho e fortalecer financeiramente a Comcam. Para isso vamos sentar com o governador e nossos prefeitos e estreitar este contato apresentando as demandas da região para 2019, ressaltou ao pedir a união dos prefeitos.

Miliossi destacou a importância da Comcam para os municípios da região, como exemplo citou seu próprio município. Segundo ele, praticamente 70% dos projetos capitalizados na cidade este ano foram feitos pela equipe de planejamento da Comcam. Além disso temos o Condescom, está chegando emenda do deputado Rubens Bueno para aquisição de vários equipamentos e uma aquisição de uma usina de asfalto, citou.

Outros assuntos da pauta

Durante o encontro os prefeitos decidiram ainda pela continuidade da Copa Comcam em 2019. Foi apresentada também a mudança do estatuto referente à data da eleição da entidade sempre para a primeira quinzena de janeiro, em vez de fevereiro, como ocorre. Porém como não havia número suficiente de prefeitos para a mudança, a votação ficou para a próxima reunião.

Prefeitos no encontro

Além do prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi, presidente da Comcam, participaram da reunião os prefeitos Valter Peres (Terra Boa); Ricardo Radomski (Mamborê); Rogerio Rigueti (Engenheiro Beltrão); Haroldo Duarte (Ubiratã); Suely Silva (Rancho Alegre