Mariluz: prefeito e assessores participam do lançamento do programa Educa Juntos

O prefeito Nilson Cardoso, juntamente com o secretário Municipal de Educação, Jhone Junior Almeida e a coordenadora Pedagógica, Aline Daisy Pineli Silva, participaram nessa semana, do lançamento oficial do programa Educa Juntos, desenvolvido pelo governo estadual. O programa foi lançado quarta-feira, em Curitiba. O objetivo da ação é apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

De acordo com o prefeito Nilson Cardoso, o estado sempre deu suporte para os municípios em áreas como transporte e merenda escolar, mas o trabalho pedagógico conjunto e a troca de experiências de aprendizagem são inéditos.Esse programa traz algo diferente e através dele nós vamos mexer com as equipes pedagógicas. Obras são importantes, o transporte escolar é necessário, mas não é só isso que resolve, precisamos trabalhar no dia a dia da educação, afirmou ele.

Para o secretário de Educação, Jhone Junior Almeida, o programa foi elaborado respeitando a autonomia dos municípios.É um programa que busca a união de forças, entre estado e municípios, em prol da melhoria da qualidade do ensino. Muito bom mesmo, diz o secretário, acrescentando que os mesmos alunos que hoje estão na rede municipal, amanhã estarão na estadual, por isso as estratégias conjuntas são importantes.

Formação –Através do programa, professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais passarão por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Serão três formações por ano, para 800 pessoas em cada. Além disso, a Secretaria da Educação vai reconhecer e premiar as pastas municipais que tiverem as melhores práticas pedagógicas e alcançarem os melhores resultados no programa.