Mais de 870 alunos se formaram no Proerd

Foi realizada na última semana, no Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão, a formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD – 2018), uma parceria entre o Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Educação; e a Polícia Militar do Paraná. Os instrutores foram os soldados Elenice Aparecida Martins e Marcelo Takeda. Um total de 877 alunos participaram da iniciativa neste ano de 2018.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, do capitão Joel Guerreiro Martins, além da Secretária da Educação Tania Caetano e do Leão Dare, que é símbolo do programa. O leão significa a força que as crianças devem ter para resistirem às drogas e lutarem sempre para que este mal não venha fazer parte da vida delas.

Ao final do trimestre, como coroamento pela participação ativa nas aulas do PROERD, os alunos receberam um certificado, afirmando que estão aptos a dizer não às drogas e à violência. O juramento PROERD foi proferido pelo aluno Antony Gabriel Peixoto de Lima, do 5º ano A da Escola Municipal Monteiro Lobato

O prefeito Tauillo Tezelli valorizou a iniciativa e destacou a importância do PROERD na formação das crianças. É uma iniciativa essencial para que estas crianças, estes alunos, possam se manter distantes de tudo aquilo que é prejudicial para as suas vidas, por isso todos estão de parabéns, sobretudo os policiais e os professores e gestores escolares pelo suporte concedido, destaca o prefeito.

PROERD – O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, implantado nos Estados Unidos em 1983 e estendido a mais de 50 países. É desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com os Municípios e as Secretarias Municipais de Educação. O instrutor PROERD é um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Deve possuir autoestima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com a educação.

O policial militar vai até as escolas e ministra aulas para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental. São 10 lições, distribuídas em uma aula semanal, durante três meses. O programa reforça a autoestima dos alunos, ensina a lidar com as tensões, resistir às pressões e principalmente a dizer não as drogas e a violência. Ao final do semestre são entregues diplomas aos alunos em solenidade de formatura. As escolas assim como as famílias são essenciais para o bom desenvolvimento do PROERD. Em um trabalho conjunto: escola, família e polícia militar.