Lira aponta médio risco de infestação do mosquito da dengue em Goioerê

A Vigilância em Saúde de Goioerê, através do setor de combate à dengue, divulgou ontem, os números do primeiro Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes. O resultado não foi ruim, mas preocupa, em especial pelo período de chuvas e temperaturas elevadas, combinação perfeita para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

De acordo com os dados, o índice que em setembro de 2018 era dera 0,6 (baixo risco), subiu agora para 1,8 (médio risco), aumentando as possibilidades de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti.O resultado não foi ruim, mas é preciso que todos os cuidados sejam tomados, pois temos nesse período, a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, disse a coordenadora Tatiane Ribas.

O levantamento mostra que o bairro mais infestado em Goioerê, é o Jardim Primavera, com 65% das casas visitadas, apresentando foco do mosquito. Já osjardins Universitário e Curitiba, bem como as vilas Candeias e Guaíra, têm índices iguais, com 8,75% de infestação nas casas visitadas pelos agentes de endemias.

Tatiane diz que todos os cuidados devem ser mantidos e se possível, redobrados nesse período. Ela cita que mesmo sendo orientada, a população continua descartando lixo em locais inadequados e cuidando mal dos quintais e da separação dos materiais recicláveis que podem acumular água. Se continuar assim, a tendência é termos índices mais altos. É preciso colaboração de todos, diz ela.

Para a realização do novo Lira, a Vigilância em Saúde dividiu a cidade em setores de fiscalização. No total, foram inspecionados 451 imóveis.