Janiópolis sediou Seminário de Manejo da Fertilidade do Solo

O município de Janiópolis sediou na última quinta-feira, o I Seminário Municipal de Manejo da Fertilidade do Solo, evento que contou com a presença de produtores de grãos, leite, mandioca e hortaliças, e debateu sobre a importância de se formar um perfil do solo, com características físicas e químicas desejáveis para o bom desenvolvimento radicular das plantas. 
O seminário foi aberto pela professora doutora Simony Lugão, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná, que trouxe aos participantes, o efeito positivo de um bom manejo da fertilidade do solo para obter resultados satisfatórios em pastagens tropicais. 
A professora destacou que a adubação da pastagem não deve ser negligenciada, pois as forrageiras são a forma mais barata para se alimentar o gado, e quando a pastagem é insuficiente, o produtor precisa suplementar a dieta dos animais com outros produtos, aumentando o seu custo de produção. 
Historicamente, o município de Janiópolis sempre possuiu áreas degradadas de pastagens, hoje, com o trabalho da extensão rural, bons resultados são colhidos nesse sentido, principalmente nas propriedades que foram e são unidades de referência e nas demais áreas assistidas. 
Na sequência, o extensionista Everton Souza, expôs práticas para um bom manejo da fertilidade do solo para a produção da soja, que é hoje o principal produto do VBP do município, porém, existe um potencial produtivo a ser melhorado, já que a média de produtividade da cidade está abaixo dos números do estado. 
No município, nota-se que os produtores muitas vezes realizam a adubação sem critérios, e que a inoculação, quando realizada, é feita de forma insuficiente,  Everton mostrou que a baixa fertilidade do solo e um manejo inadequado de adubação, são fatores determinantes para a redução do potencial produtivo das lavouras.
Finalizando o evento, foi apresentado ao público pelo extensionista José Cláudio do Prado, a Proposta Municipal de Fertilidade do Solo, uma ação conjunta entre o instituto Emater, a prefeitura municipal, o Banco do Brasil e a Cooperativa Sicredi, que visa levar ao agricultor, a conscientização sobre a importância de se ter um bom manejo do solo para conseguir boas colheitas. Também foram assinados seis projetos de investimento em fertilidade do solo, somando R$ 308.000,00.
O evento foi realizado pela Emater, Prefeitura e Iapar, com o apoio do Banco do Brasil, Sicredi, Acqua Sollus, Equagril, Abeprol, Farinheira Bredápolis, Coamo, CMDRS e Câmara Municipal de Vereadores.