Janiópolis: município adere ao programa Prova Paraná

O município de Janiópolis marcou presença no Seminário de Cooperação Pedagógica, realizado na última quarta-feira pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).

Durante o evento realizado, houve o lançamento do programa Prova Paraná, marcando o início de uma série de ações de apoio pedagógico aos municípios.

O programa será desenvolvido a partir deste ano, com a prova sendo aplicada nas escolas sempre no início do bimestre, visando fornecer informações sobre os conhecimentos e habilidades dos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação de Janiópolis, Ângela Girardo, o objetivo do programa é auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.

O prefeito Ismael Dezanoski, que também esteve no evento, elogiou a iniciativa do governo estadual. Sem dúvida é um muito bom, uma ferramenta para ajudar os professores na missão de ensinar e nossos alunos a aprender mais, disse ele.

Ainda de acordo com o prefeito, educação se faz assim, com os municípios e o governo estadual unidos em busca de um sistema evolutivo de forma continuada.

Além do prefeito e da secretária Ângela, quem esteve no evento também foi a pedagoga Tatiane de Matos Caetano.

Primeira prova – A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. A avaliação terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

O Governo do Paraná irá disponibilizar às escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de 10 minutos.