IBGE: equipe preparada para iniciar o Censo Agropecuário

unicípios da região de Goioerê, encerram quinta-feira, o treinamento para o início da coleta de dados para o Censo Agropecuário, que se inicia nesta segunda-feira, dia 2 em todo o País. O treinamento foi realizado na Escola de Artes e Ofícios e teve duração de cinco dias.
De acordo com Helena de Oliveira, chefe do IBGE de Goioerê, durante o treinamento foram repassados ao grupo todos os quesitos que compõem um grande questionário orientando cada um sobre como se apresentar e fazer as abordagens aos moradores do meio rural.
Foram cinco dias de treinamento e nesse período foram apresentados a eles, o que o IBGE quer investigar, o que precisa ser perguntado, os conceitos desses quesitos, como chegar até esses produtores, o que é um setor censitário, entre outros assuntos relacionados à parte prática do Censo, disse ela.
Durante o treinamento também, os recenseadores fizeram exercícios de simulação nos aparelhos que serão usados para a coleta. São muitas as orientações, pois a lista de pergunta é extensa, comenta Helena, citando que durante a abordagem, os produtores serão questionados sobre a área da propriedade, maquinários, produtividade, rebanho, entre outros.

Coleta de dados – O Censo Agropecuário começa nesta segunda-feira, dia 2 de outubro e termina em fevereiro. Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar mais de 5 mil estabelecimentos, sendo que somente em Goioerê serão 911. Em todo o País serão 5,3 milhões de estabelecimentos, dos quais 372 mil apenas no Paraná.
O objetivo do Censo Agro é levantar informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar e a produção agropecuária também serão pesquisados. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018
Segundo Helena, todos os estabelecimentos, pequeno, médio ou grande serão visitados pelos recenseadores em suas propriedades. É importante que as pessoas repassem as informações corretas e bem completas, finalizou ela.