Goioerê vai sediar cerimônia de abertura oficial do plantio da soja no Brasil

No próximo dia 15, todos os olhares dos produtores brasileiros estarão voltados para a cidade de Goioerê, onde acontece a Abertura Nacional do Plantio da Soja. O evento organizado pela Aprosoja/Pr e Canal Rural será realizado na Fazenda Esteirinha e deverá reunir grandes autoridades ligadas ao setor rural.

O presidente da Aprosoja-PR Zezé Sismeiro ressalta que que a Abertura Nacional do Plantio da Soja coloca novamente Goioerê em destaque, fazendo com que os olhares do agronegócio brasileiro se voltem para o município, onde estarão sendo debatidos grandes temas de interesse dos produtores de soja de todo o Brasil.

Programação – O evento será aberto às 9h30min e em seguida haverá três palestras, todas seguidas de debate, com os temas: biotecnologia, clima para safra 2017-18 e o calendário da soja. Após as palestras, haverá a cerimônia com as autoridades presentes ao evento, que está prevista para ser iniciada às 11h15min.
 

Aumento no plantio – A expectativa inicial do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, é colher 23,1 milhões de toneladas, volume 8% inferior ao obtido na safra 16/17, que alcançou 25,3 milhões de toneladas. A área de soja deverá aumentar, a de milho diminuir e a do feijão se manter.

A estimativa de produção inicial é feita com base na média histórica de produtividade. Na safra 2016/2017, as principais culturas plantadas no Estado tiveram níveis de produtividade considerados excelentes, porque contaram com clima favorável, além da boa tecnologia utilizada pelos produtores paranaenses, o que permitiu um resultado acima das expectativas.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que os produtores de soja estão tendo a oportunidade de realizar o plantio dentro de um calendário mais ajustado. O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), divulgado pelo Ministério da Agricultura, alindado ao vazio sanitário estabelecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), permitirão que o plantio de soja no Paraná inicie a partir do dia 11 de setembro sem riscos climáticos.