Energia solar: economia de até 95% na conta de luz

A geração de energia solar pode ser um grande diferencial para empresas de todos os portes e até residências. A produção da própria eletricidade é uma forma de reduzir custos, além de alinhar o negócio com boas práticas ambientais.

Responsável pela Install Redes, o técnico Antonio Carlos Pereira explica que a energia solar é gerada por meio da captação de raios solares por módulos instalados estrategicamente para estarem expostos durante o maior período possível. Este sistema é conectado à rede elétrica e a energia gerada é compartilhada com a concessionária. Quando esta produção excede o consumo do imóvel, ela é devolvida para a rede e é utilizada por outros consumidores, já que o sistema não conta com dispositivos para estocagem, afirmou acrescentando que posteriormente, o excedente volta ao proprietário do sistema em forma de créditos para utilização nos meses seguintes.

Antonio explica uma das grandes vantagens dos sistemas de energia solar fotovoltaica está na possibilidade de adaptar os projetos às necessidades específicas de cada negócio. Isso ocorre pois o desenvolvimento é realizado de modo personalizado, com a visita de um especialista que irá identificar a necessidade de geração, potencial de produção na área destinada aos módulos e outros aspectos importantes.

Com a energia solar é possível reduzir até 95% do consumo oriundo da rede, esse alto índice permite que o retorno do investimento ocorra em média entre três e cinco anos. Ou seja, após esse período todo o valor economizado durante a vida útil do sistema, que ultrapassa 25 anos, é considerado como lucro do investimento realizado, valor que pode ser investido em outras áreas da empresa.

O representante da Install Redes anuncia que o investimento para aquisição dos equipamentos para implantação do sistema pode ser financiado em até 120 meses através do Sicredi.