Cuidados com a dengue exigidos também no frio

A Secretaria de Saúde de Goioerê, está informando a população em geral, que os cuidados com a dengue devem ser observados também durante o período do inverno. Para tanto, agentes de endemias estão intensificando o trabalho de orientação e fiscalização nas residências.

De acordo com a secretária Rosi Cavalcante, para dinamizar as ações de combate, os agentes realizam visitas e vistorias em todos os bairros da cidade, oportunidade em que orientam a população a não deixar água parada, bem como lixo em terrenos baldios.

A secretária diz que as ações com os agentes de endemias continuará em todas as regiões da cidade também no período do inverno. Esse negócio de que no inverno se corre menos risco não existe. Precisamos esta à espreita e vigilantes nesse assunto, diz a secretária.

Ela orienta a população a colocar em sua rotina a verificação semanal dos locais de risco, como recipientes que possam acumular água, pratos de vasos de plantas, pneus e lixo. Fazendo isso, vamos evitar a proliferação do mosquito que transmite a doença, diss.

Rosi comenta que existe a crença de que a disseminação da doença, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, acontece apenas nas épocas de calor, quando são mais propícias as formações de poças de água parada devido às chuvas. E é aí que está o engano, pois o mosquito Aedes aegypti, que carrega o vírus da dengue e o transmitepara o homem, através da picada, também aparece no inverno e em qualquer outra estação, desde que encontre as situações favoráveis para o seu desenvolvimento, finalizou.