Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

Prorrogada por duas vezes, termina nesta sexta-feira, a campanha de vacinação contra a gripe. A prorrogação se deu devido à baixa procura pela vacina.
Em Goioerê, segundo dados da Secretaria de Saúde, os números ainda estão aquém do desejado, mas a expectativa é de que pais e responsáveis colaborem levando seus filhos para serem vacinados.
O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse esta semana, que os municípios podem estabelecer o dia 23 de junho, sábado, como dia D de vacinação contra a gripe. Mas será o último dia em que haverá garantia de vacina para o público-alvo da campanha.
De acordo com ele, a partir do dia 25 de junho, as doses disponíveis serão oferecidas à população em geral. Ainda segundo a Sesa, o índice de cobertura vacinal no estado era de 84,4% até o início desta semana.
O público alvo da campanha são crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram parto em até 45 dias); trabalhadores da área da saúde; professores; idosos; indígenas e doentes crônicos.
Vacina – A vacina é segura e reduz complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e óbitos. A dose utilizada na rede pública de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo do último ano, incluindo o H1N1 e o H3N2.
Reações adversas – Ainda de acordo com o ministério, após a aplicação da dose, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas.
A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.