Agosto Azul: campanha incentiva a prevenção da saúde do homem

O mês de agosto vem sendo marcado por diversas ações de promoção e prevenção à saúde do homem, através da campanha Agosto Azul.

Em Goioerê, a Secretaria de Saúde vem realizando palestras e outras atividades para motivar uma mudança cultural nos homens, incentivando-os a procurarem atendimento médico e verificarem a condição de saúde com mais frequência.

As ações começam no início da semana, com uma reunião na Associação Museu, onde vários homens receberam orientações sobre câncer de próstata, além de outras doenças.

Na quinta-feira, servidores da prefeitura se reuniram no auditório da Unimed, quando também foram orientados sobre a importância de prevenção à saúde masculina.

A proposta da ação, que está sendo realizada durante o mês de agosto, é sensibilizar o público masculino para os cuidados com a saúde, destaca a secretária Monica Souza.

O médico Leopoldo Ferrarezi, explica que a campanha é das mais importantes, uma vez que os homens, em sua maioria, ainda resistem a verificar sua condição de saúde com mais frequência. Por conta disso, muitos homens sofrem com doenças que se diagnosticadas no início poderiam ter sido tratadas, destaca ele, acrescentando que muitas vezes, quando um homem vai a um serviço de saúde ele já possui um problema de saúde em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, podendo causar sequelas ou a morte.