Ação da prefeitura lembra Dia Mundial Sem Tabaco

Para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado na próxima quinta-feira, 31 de maio, a Prefeitura de Goioerê, através da Secretaria Municipal da Saúde e por intermédio do Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – realizou no último sábado, uma ação de conscientização e orientação à população, visando auxiliar pessoas que desejam abandonar o cigarro.
Aqueles que passarem pelo local, no decorrer da ação receberaminformações sobre os riscos do tabaco, além de serem orientados sobre a campanha ‘Maio Amarelo’, desenvolvida pelo Detran, com foco nos cuidados que as pessoas precisam ter no trânsito.
Liliane Sestak, que coordena o grupo de combate ao tabagismo em Goioerê, cita que os interessados em deixar de fumar poderão procurar a Secretaria de Saúde ou alguma UBS. A partir daí serão encaminhados para o grupo, diz ela.

A data – O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes).