Vigilância Sanitária alerta para a prevenção contra escorpiões

A Vigilância Sanitária de Goioerê, através do setor de combate a endemias, está alertando a população para o crescente aparecimento de escorpiões. Desde janeiro já foram registradas 54 reclamações, sendo encontrados escorpiões e 7 acidentes.

Ana Flávia Costa, diretora da Vigilância Sanitária, ressalta que nos meses de inverno a incidência de escorpiões é menos comum, porém este ano, por causa das temperaturas mais elevadas, o aparecimento está mais comum. A orientação é que a população mantenha os quintais limpos e gramas aparadas. “É preciso controlar o abrigo e o alimento dos escorpiões para poder evitá-los”, afirma Ana Flávia.

O aparecimento de escorpiões, bem como a ocorrência de picadas tem ocorrido em todas as áreas do município e de acordo com Ana Flavia, o animal costuma procurar abrigos em locais escuros e úmidos, como caixa de gordura e fossa, materiais de construção, blocos de telhas, madeiras, entre outros.

No caso de encontrarem escorpiões, os moradores devem vedar os ralos da casa, portas e janelas, dedetizar as casas para matar as baratas (principal fonte de alimento do escorpião), jogar água quente nos ralos e se for possível, passar querosene nos arredores do quintal, pois o cheiro afasta o escorpião.

Em caso de encontro de escorpião, notificar imediatamente a vigilância, que está à disposição pelo telefone 44 – 3522 6577.