Setembro Verde: Santa Casa conscientiza sobre a importância da doação de órgãos
Setembro é o mês dedicado ao reforço da importância da doação de órgãos. E dentro dessa proposta, a Santa Casa de Goioerê realizou sábado, um ‘pedágio’, visando conscientizar a sociedade sobre o tema e ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
A ação foi na Avenida Daniel Portela, onde houve a abordagem de pessoas e também a distribuição de panfletos com orientações sobre a doação de órgãos. “É necessário que cada um de nós possamos trabalhar com a nossa família, com nossos amigos essa conscientização. Quanto mais doadores tivermos, melhor”, diz o médico Ivan Garcia, que participou da ação do último sábado.
Ele cita que apesar de nos últimos anos ter aumentado a discussão sobre a doação de órgãos, trata-se ainda de um tema polêmico e de difícil entendimento, que resulta em um alto índice de recusa familiar, fato que não ocorre só no Brasil.
As doações de órgãos só acontecem após uma série de processos e protocolos de segurança, incluindo o diagnóstico de morte encefálica, a autorização familiar para doação, a avaliação dos órgãos de modo a afastar doenças infecciosas, além da realização de exames de compatibilidade com prováveis receptores.
Por todos esses fatores, é importante que as pessoas conversem com a família sobre a vontade de doar órgãos em caso de morte encefálica, para facilitar todo o processo de captação e salvar mais vidas.