Saúde convoca doadores para manter estoques de sangue durante o Carnaval
Com a aproximação do Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convocam a população para doar sangue e evitar a queda dos estoques. A preocupação é reforçada pelo aumento do número de traumas e acidentes comuns nesse período, o que eleva a demanda nos 384 hospitais atendidos pelo sistema de doação.
Com em Goioerê não existe banco de sangue, os doadores precisam se deslocarem até Campo Mourão, onde fica a sede do Hemonúcleo, que funcionará na próxima segunda-feira (3) no período da manhã e na quarta-feira (5) no período da tarde, mantendo-se fechado na terça-feira dia 4 – feriado de Carnaval.
Com o feriado prolongado, a previsão é de que os estoques diminuam rapidamente. Outras cidades do Paraná também enfrentam o mesmo desafio e já divulgaram os horários especiais de atendimento para doação.
“O número de traumas infelizmente aumenta durante os feriados e por isso as doações de sangue são fundamentais. Não há substituto para o sangue. Convocamos a todos os paranaenses que estejam aptos a doar, que agendem a doação de sangue na unidade mais próxima da sua casa para continuarmos salvando vidas”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.