Primeiro na região, Goioerê recebe o certificado de adesão ao Susaf-PR

O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve em Goioerê nesta quarta-feira, dia 31, para oficializar a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná – Susaf.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A solenidade aconteceu na Casa do Criador, no Parque de Exposições e contou com a presença de várias autoridades e produtores rurais. “Estou muito feliz, pois essa é uma importante conquista para Goioerê, pois com este selo, o município se torna reconhecido em âmbito estadual pela qualidade dos seus produtos”, disse o prefeito Betinho Lima.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

O secretário Ortigara explicou que com o selo nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. “Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção”, comentou ele.

Ainda de acordo com Ortigara, com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda. “Meus parabéns à equipe da Secretaria de Agricultura Municipal e também aos produtores. Vocês conseguem hoje uma grande conquista”, destacou.

SUSAF – O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.