Arroio Shimidt: prefeitura pede apoio do MP em projeto que prevê recursos de multa da Petrobrás

A Prefeitura de Goioerê, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, realizou na tarde desta quinta-feira, uma importante reunião para discutir a liberação de recursos para o projeto de revitalização do córrego Arroio Schimidt.

De acordo com o secretário Everton Luiz da Costa Souza, que veio de Curitiba, especificamente para participar da reunião, inicialmente seriam destinados R$ 15 milhões para o projeto, que entre outras melhorias prevê drenagem de toda sua extensão, construção de pistas de caminhadas, arborização e iluminação do local.

Segundo o secretário, os recursos para o projeto já estão garantidos, advindos de uma multa que a Petrobrás pagou para o Estado do Paraná no valor de R$ 1 bilhão. Ele explicou que apesar do dinheiro estar na conta do estado,  o repasse para os municípios foi suspenso a pedido do Ministério Público do Meio Ambiente.

“O dinheiro para o projeto a gente tem e já está garantido, mas nós dependemos da compreensão do Ministério Público para que esse recurso seja liberado e esse projeto executado”, disse ele, pedindo apoio dos Promotores de Justiça da Comarca de Goioerê, Guilherme Franchi da Silva Santos e Rogério Rudinik Neto, que também estiveram na reunião.

Durante a roda de conversa, o Promotor Guilherme Franchi fez vários questionamentos, como o tipo de obra a ser realizada no local, bem como a realocação das 170 famílias que deverão ser retiradas das margens do córrego. Segundo o secretário de Administração, Gerson de Brito, a Prefeitura já as áreas que serão destinadas para a construção das casas para atender parte das famílias. “Não só temos a área, como também temos o recurso para a construção de parte das casas”, citou.

Ao final, o representante do Ministério Público disse que no que depender dele, todo esforço será feito para que o projeto possa ser realizado. “Estou me colocando à disposição. Vou falar com a chefia do Gaema (Ministério Público do Meio Ambiente) para verificar como proceder. Esse projeto do Arroio Schimidt é prioridade para nós também”, disse.

O próximo passo, segundo o que ficou definido, é que a Prefeitura enviará ofício ao Ministério Público local, explicando a situação e pedindo apoio para a resolução do problema, em especial na busca de ajudar na liberação dos recursos para a realização das obras em Goioerê.