Prefeitura de Goioerê investe 27% da receita em educação, aponta estudo entregue aos professores
Um grupo de professores que faz parte da comissão responsável pela elaboração do Plano de Carreira e Salários do Magistério, se reuniu na manhã desta quinta-feira com representantes da Prefeitura de Goioerê, quando receberam um documento apontando os investimentos feitos com recursos do Fundeb.
O documento foi apresentado pelo secretário de Administração, Gerson de Brito e teria sido realizado por técnicos contábeis da Prefeitura. Segundo o secretário, 27% das receitas arrecadadas pelo município têm sido aplicado no setor da educação.
A apresentação dos dados contábeis, visa mostrar aos professores a impossibilidade da administração em atender a reivindicação da categoria, que cobra a implantação do piso nacional do Magistério no município, bem como o pagamento de avanços e progressões dos profissionais que atuam no setor.
CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
De acordo com o secretário Gerson de Brito, a reivindicação é justa, mas ressaltou a necessidade de encontrar fontes de recursos que não prejudiquem as demais categorias de servidores. “O estudo mostra que o município tem investido mais de 27% da arrecadação na Educação. Para atendermos a reivindicação, precisamos encontrar novas fontes de arrecadação”, disse.
DIFICULDADES: – Durante a reunião, os professores apresentaram diversas ponderações, incluindo dificuldades nas negociações com o Ciedepar, que é o consórcio responsável pela elaboração do Plano de Carreira e Salários do Magistério de Goioerê.
Os professores também cobraram ações mais efetivas e maior agilidade nas tratativas, inclusive a elaboração de um estudo de viabilidade financeira, considerando o percentual do piso salarial do magistério, levando em conta os avanços da categoria.
Além do secretário Gerson de Brito, participaram da reunião a secretária de Educação, Anne de Paula, o chefe de Gabinete, Márcio Bonesi e o presidente do Sindicato dos Servidores, Alex Amaral Correia.