Pólio: Goioerê chegou a 88,4% de cobertura e segue vacinando

A Municipal de Saúde de Goioerê não tem poupado esforços para ampliar a cobertura vacinal de crianças contra poliomielite no município. Graças a esse esforço, a cidade chegou a 88,4% de crianças imunizadas, com idade entre 1 e 5 anos. Ao todo foram vacinadas 1.210 crianças.

Responsável pelo setor, a enfermeira Priscila Garcia Seraceni, explica que os índices podem ser maiores, se levado em consideração o número de crianças cadastradas no sistema municipal, o IDS. “Por este cadastro, nós já alcançamos 97% das crianças”, comenta ela, citando que os 88,4% são baseados no número de crianças estimado pelo Ministério da Saúde.

Priscila explica que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil, doença que pode deixar grandes sequelas e até levar uma criança à morte. Novos casos da doença têm sido registrados no mundo, o que reacende o alerta para proteger as crianças.

Ela cita também, que a vacina está no calendário vacinal das crianças de dois meses a um ano, que também pode ser realizada nas unidades de saúde. “Nesse caso, para essa faixa etária, as doses são injetáveis”, destaca.

De acordo com o Ministério da Saúde, além da pandemia da Covid-19 ter agravado a queda os índices de cobertura vacinal que já apresentavam queda há alguns anos, a percepção de inexistência de risco, somado ao medo de eventos adversos, às fake news e teorias antivacinais são alguns fatores para essa queda vertiginosa da imunização das diversas doenças.