Período com chuvas e calor favorece proliferação do mosquito da dengue

O verão é a estação do ano com maior ocorrência de chuvas, sendo também o período mais propício para a reprodução e ataque do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê orienta a população a observar os cuidados básicos para impedir o aparecimento de casos da doença.

A dica é mobilizar toda a família e eliminar os focos existentes no quintal. Latas, sacolas plásticas, tampinhas, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, e lixeiras precisam de atenção especial.

Segundo a secretaria, os casos estão controlados, mas todo cuidado para este período do ano é pouco. As equipes de agentes de endemias seguem visitando as residências e prestam toda a orientação necessária.

Ana Flávia Costa, diretora da Vigilância Sanitária, cita que mesmo que a cidade não tenha registrados novos casos da doença, é importante manter a vigilância, para que as férias não sejam uma aliada do mosquito transmissor da dengue.

Ela cita que nessa época do ano é necessário fazer a famosa “faxina de férias”, verificando todos os locais que sejam possíveis depósitos de água para evitar que o mosquito transmissor se desenvolva.