Lideranças de Goioerê conheceram projeto de ressocialização do Depen

Lideranças políticas de Goioerê, capitaneadas pelo prefeito Betinho Lima, conheceram nesta semana, um importante projeto de ressocializaão do Depen – Departamento Penitenciário do Paraná. O projeto funciona no Centro de Integração Social Feminino (CIS), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com o diretor do Depen, Francisco Caricati, o centro que foi inaugurado há cerca de um ano, apresenta proposta inovadora e mantém índices de reincidência próximos a zero. “Gostamos muito do que vimos e acreditamos que esse seja um caminho possível para oferecer ferramentas para que as mulheres do presídio de Goioerê possam encontrar um novo caminho após o pagamento de suas penas”, disse o prefeito Betinho Lima.
Com um projeto arquitetônico diferenciado, o local funciona em formato de vila. Ao invés de celas, o espaço possui várias casas com alojamentos coletivos. “O objetivo é fazer com que o cotidiano das presas seja o mais próximo possível da realidade que irão encontrar após o cumprimento da pena”, explicou o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira, que acompanhou a visita na unidade penal.
Outro diferencial, está no perfil das detentas. Para ser custodiada no Centro de Integração Social elas precisam estar em fase final de cumprimento de pena, ou seja, próximas a sair em liberdade e ter bom comportamento, entre outros critérios estabelecidos em portaria. Além disso, a condição é que todas trabalhem e estudem no interior da unidade penal em tempo integral.

PRESENÇAS – Participaram da visita ao projeto em Piraquara, o prefeito Betinho, o presidente da Câmara de Vereadores de Goioerê, “Kleber Paraíba” e os colegas Helton Maia e Patrik Peloi, além do coordenador regional do Depen, Jeferson Walkiu, a diretora do CIS, Paula Cozlik, a vice-diretora Fabiana Polli, a coordenadora de políticas para mulheres encarceradas do Depen, Juliana Heindyk Duarte e o assessor de segurança do Depen, Alisson Andrade.