Jovens de 15 anos podem fazer o título de eleitor para votar nas eleições de outubro

Os jovens que já completaram 15 anos e que desejam votar nas eleições deste ano, têm um prazo até o dia 8 de maio para tirar o título de eleitor. Após essa data, o cadastro de eleitores é encerrado, permitindo que a Justiça Eleitoral organize o pleito com base no número de eleitores aptos a votar.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

No entanto, aqueles que já completaram 15 anos podem realizar o cadastro e votar, desde que tenham alcançado 16 anos até a data do primeiro turno, que ocorre em 6 de outubro. A partir dos 18 anos, o voto torna-se obrigatório.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

Para solicitar o título de eleitor, basta preencher um formulário no autoatendimento pela internet, acessando o site www.tse.jus.br, e anexar fotos dos documentos solicitados, além de uma imagem atualizada de um comprovante de residência e uma selfie segurando seu documento.

Entretanto, para finalizar o processo, é fundamental que o eleitor compareça ao cartório eleitoral em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido. Para aqueles que preferem o atendimento presencial, a mesma documentação deve ser apresentada ao cartório eleitoral.
Participar do processo eleitoral é um direito fundamental e uma forma de exercer a cidadania. Portanto, é essencial que os jovens estejam engajados e participem ativamente desse processo democrático.