Janiópolis: alunos da rede municipal passam por consulta oftalmológica nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 19, a Prefeitura de Janiópolis, através da Secretaria de Saúde, realizará um mutirão de consultas oftalmológicas para os alunos da rede municipal de ensino. A ação será na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde será montado um consultório, com equipamentos médicos portáteis que serão levados pelos profissionais de saúde, para que os alunos passem por consulta médica e façam exames oftalmológicos.

O prefeito Ismael Dezanoski cita que essa ação é das mais importantes, para que doenças do olho possam ser prevenidas. “Sem dúvida, uma ação que vai ajudar as nossas crianças, verificando e adiantando possíveis casos de doenças. Como diz o ditado, prevenir ainda é o melhor remédio”, destaca Ismael.

A secretária de Educação, Ângela Girardo Rocha, também destaca a importância da ação, especialmente para o bom desempenho e desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade de vida dessas crianças, que muitas vezes não sabem que têm dificuldades visuais. “Eu digo que essa ação acaba transformando a vida dos alunos, principalmente das crianças que estão em processo de alfabetização”, disse.

O prefeito Ismael lembra que essa ação é resultado de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação do Município. No evento, serão realizados exames de acuidade visual, teste de daltonismo, consultas, exames oftalmológicos, visando a prevenção à baixa visão e à promoção de hábitos saudáveis voltados para educação, articulada de forma intersetorial.

Os atendimentos serão realizados na Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira, das 8 às 12 e das 13 as 17 horas. Para o atendimento é necessário apresentação do Cartão SUS e Certidão de Nascimento.

Não tem obrigatoriedade em adquirir óculos e se necessário, os alunos são encaminhados para atendimento/tratamento ambulatorial de serviços especializados.