Janiópolis: alunos da rede municipal de ensino passam por avaliação nutricional

Através do Programa Saúde na Escola (PSE), alunos da Rede Municipal de Ensino de Janiópolis, estão recebendo a visita de profissionais da área de nutrição para uma avaliação. Na sexta-feira, dia 24, a visita foi feita aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil – Professora Maria de Bortolo Lopes e da Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira.
A avaliação está sendo feita pelas nutricionistas Cássia Gasque, da Secretaria de Educação e Jhuliana Matochec, da Secretaria de Saúde). Também participou da atividade, a estudante de nutrição Yahane Marques.
Durante a avaliação, as profissionais coletam dados como idade, pesagem e a medição da altura. O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas à promoção de saúde e à qualidade de vida, tendo em vista que nessa fase, o indivíduo está passando pelo processo de maturação biológica.
A avaliação é realizada pelo Setor de Nutrição das duas Secretarias (Educação e Saúde), juntamente com a coordenação pedagógica e direção dos estabelecimentos de ensino, levantando o perfil nutricional das crianças.
Entre os objetivos esperados com essa ação estão: Diagnosticar o perfil nutricional das crianças atendidas pela escola. Elaborar estratégias de educação nutricional para promoção da saúde como ferramenta de mudanças no ambiente escolar para formação de hábitos alimentares saudáveis. Informação sobre o perfil Nutricional do aluno aos responsáveis para a promoção da saúde. Personalização das porções oferecidas nas refeições pela escola de forma a atender a demanda energética do bom crescimento e desenvolvimento da criança.
A avaliação é das mais importantes para manter as crianças bem nutridas e com a saúde em dia. Serão avaliados todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Janiópolis, uma ação das Secretarias de Educação e Saúde.
O Programa Saúde da Escola também tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.