Herdeiros do Campo: resultados mostram sucesso do programa na Copacol

Preparar os filhos para serem os futuros gestores da propriedade é uma das preocupações da Copacol. Por isso, desde o início deste ano famílias de cooperados participaram do Herdeiros do Campo, um programa feito em parceria com o SENAR-PR. E para comprovar a eficiência do programa, algumas famílias foram visitadas para dar um parecer do que eles acharam do treinamento.

“Como é um curso inédito, não existe similar, precisamos ter comprovação da eficiência. E para isso nada melhor do que visitar as famílias que participaram para ver quais mudanças existiram entre o casal com os filhos. Percebemos que o curso tira toda essa angustia que existe no processo sucessório. É algo feito com planejamento e alivia as famílias, onde o casal tem muito mais segurança que no futuro os filhos irão dar continuidade ao trabalho que eles começaram”, comenta o assessor da Federação da Agricultura do Paraná, Antonio Leonel Poloni.

Diversas famílias associadas à Copacol foram convidadas para participar do programa. “Realizamos a primeira edição neste ano e agora passamos em algumas propriedades e conversando com as famílias para saber no que o curso impactou. Trazer esta conversa é importante para deixar as coisas mais leves e para todos terem mais clareza de como fazer as coisas na propriedade no que diz respeito a sustentabilidade dela. Porque é importante destacar que neste sentido também estamos falando da sustentabilidade da Cooperativa. Nisso que temos que nos preocupar e fazer com que esse assunto – o planejamento sucessório – seja tratado de forma leve e que as pessoas desmitifiquem a dificuldade dele”, destaca a assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin.

Percepção das famílias

Uma das famílias visitadas foi a Roecker, de Alto Alegre, Nova Aurora. Jonas e Ildo, pai e filho, participaram do Herdeiros no Campo. Um dos destaques para o sucesso do programa com eles foi que tudo o que era aprendido no curso era repassado também para a mãe Márcia e as irmãs Kauane e Dhieyne.

“A sucessão é um desafio e esse foi um programa muito importante para a nossa região, que é de pequenas propriedades. Os assuntos tratados mexeram em problemas que existiam, mas que agora estamos resolvendo. Foi algo muito interessante porque sentamos todos juntos e conversamos para ver o que iríamos fazer e decidir juntos. Foi muito gratificante”, destaca Márcia.

O desafio para conseguir implementar detalhes importantes na propriedade existiram. “Para nós uma parte foi fácil para mexer e conversar, mas houve outras que foram mais difíceis. Porque quando se fala em herdeiros, a maioria do pessoal pensa que é dividir e não é isso, é somar. A gente junta tudo o que temos com os herdeiros, que são os filhos, para que eles deem sequência naquilo que meu pai deixou para mim e eu vou passar para eles”, diz Ildo.

“Nós começamos a aprimorar o que já vínhamos fazendo de forma mais simples e conseguimos evoluir. Algumas atividades e responsabilidades já foram repassadas para nós, alguns desafios da gestão da propriedade, além de informações para estarmos a par do que está acontecendo. Toda essa preparação do curso facilitou muito para nós termos um olhar mais amplo e conseguir colocar no papel e ter ideia de tudo o que temos, dos compromissos a curto, médio e longo prazo”, complementa Jonas.