Goioerê inicia ano epidemiológico com 15 casos suspeitos de dengue
O novo ano epidemiológico começou em 1º de janeiro e Goioerê já registra os primeiros casos suspeitos de dengue, especialmente por conta das temperaturas elevadas, com dias abafados e muito quentes.
Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, que apontou que a região soma 325 notificações, com 129 casos possíveis de dengue.
As autoridades de saúde do estado e também do município pedem à população que ajudem a evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Entre as orientações, estão não deixar água parada e limpar os quintais, evitando acumulo de lixo, sobretudo de copos plásticos e outros materiais descartáveis.
Apesar da falta de chuvas, os agentes têm encontrado focos do mosquito da dengue nas visitas domiciliares, em bebedouros de animais, pratinhos de plantas e materiais descartados em quintais e áreas onde há algum tipo de irrigação.
“Contra a dengue nunca podemos baixar a guarda. É preciso manter o quintal limpo, o lixo bem armazenado até a coleta, as calhas desobstruídas e eliminar qualquer ponto que possa eliminar o acúmulo de água”, explica o secretário de Saúde, Orlando Baggio.