Goioerê discute processo de adesão ao Selo Susaf

Por iniciativa do vereador Fabiano Barboza, a Prefeitura de Goioerê começou a discutir o cadastro para o município operar o chamado Selo Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná.

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal em outros municípios do Estado. Hoje, esse procedimento é proibido.

A primeira reunião para discutir o assunto, aconteceu na última semana, quando o vereador Fabiano Barboza, depois de longa conversa com o Prefeito Betinho Lima, se reuniu com técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Goioerê, bem como com advogados do Departamento Jurídico e o secretário de Administração Gerson de Brito.

De acordo com Fabiano, pequenos produtores da cidade têm sido prejudicados por não poderem vender seus produtos fora do município. “Infelizmente tem sido assim. Eles fazem seus produtos mas não podem vender além das divisas do município. Com este selo será diferente. Eles poderão vender em todo território estadual”, destacou.

INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO:- Segundo a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning, o Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária, que poderão ser feitas pelo próprio município. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Para se cadastrar no sistema, o município precisa ter o SIM estruturado e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde consta a relação dos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção.

Atendidos os requisitos, os produtores de derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel interessados em aderir ao sistema vão procurar a prefeitura para o procedimento.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário