Em Goioerê, 4,6 mil eleitores não compareceram para votar

Pelo menos 4.697 eleitores de Goioerê não compareceram para votar na eleição do último dia 6, quando o agricultor Pedro Coelho foi eleito prefeito para o mandato que se inicia em janeiro de 2025.

Agora, os eleitores que não votaram terão que justificar a ausência, conforme o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo vai até 5 de dezembro e a justificativa pode ser feita de forma online ou presencialmente.

Caso a justificativa não seja feita dentro do prazo estipulado, o eleitor faltante poderá sofrer sanções, como a impossibilidade de emitir documentos como passaporte ou participar de concursos públicos, além do pagamento de multa. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo site do TSE, ou diretamente nos cartórios eleitorais.

Dos 21.383 eleitores cadastrados em Goioerê, 16.685 foram às urnas para escolher o prefeito, vice-prefeito e os 9 vereadores. O número de abstenções superou o da eleição passada, com 21,9% dos eleitores deixando de votar. Além disso, 298 eleitores votaram em branco e 354 anularam o voto.

PRESTAÇÃO DE CONTAS: – Enquanto os eleitores lidam com a necessidade de justificar a ausência, os candidatos e partidos também têm seus prazos. Todos os que participaram do pleito devem apresentar a prestação de contas de suas campanhas até o dia 5 de novembro, usando o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Essa prestação de contas é obrigatória mesmo para candidatos que desistiram, renunciaram ou tiveram seus registros indeferidos.

WhatsApp