Em Brasília, vereadores buscam viabilizar centro de hemodiálise

Preocupados com os pacientes que precisam se deslocar para Campo Mourão em busca de tratamento para os rins, os vereadores Helton Maia, Luci Alvino e Fábio Plaza, protocolaram nesta semana, no Ministério da Saúde em Brasília, solicitação de implantação de um Centro de Hemodiálise em Goioerê.

De acordo com Helton Maia, não tem sido fácil para aqueles goioerenses, que para realizar esse tipo tratamento, têm que se deslocar de Goioerê para Campo Mourão. “Sem dúvida, isso traz sofrimento não só para ele, mas para seus familiares”, disse.

O vereador cita que ele e seus colegas estão muito focados nesse pedido e que uma vez viabilizado, o sofrimento de muitas pessoas será diminuído, pois não terão mais a necessidade de se deslocarem para outras cidades em busca desse tipo de tratamento.

“Com a ajuda de Deus e o apoio dos nossos deputados, a gente vai conseguir esse aparelho e garantir um pouco mais de conforto aos nossos irmãos que dependem desse tratamento”, frisou Maia.

O vereador Fábio Plaza lembra que além de todos os problemas que esses pacientes precisam enfrentar por conta da insuficiência renal e do desconforto causado pelas sessões de hemodiálise, ainda são obrigados a uma longa jornada de ida e volta no deslocamento para Campo Mourão e outras cidades.  “É muito triste isso, pois esse deslocamento ainda se dá em veículos que nem sempre oferecem o conforto e a segurança necessários. Daí a razão de nossa luta por este aparelho”, diz ele.

Já a vereadora Luci Alvino destaca que esta é uma reivindicação justa e que o centro de hemodiálise seria uma conquista não só para Goioerê, mas para toda a região. “Sem dúvida, essa é uma demanda regional e não somente da nossa cidade”, disse.

O QUE É: – A hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo.