Educação nutricional: Projeto estimula consumo de peixes
Os benefícios do consumo da carne de peixes tem sido tema de um projeto desenvolvido por alunos do 4º ano C da Escola Municipal Jardim Primavera em Goioerê.
A professora Joyce Bernardo, que coordena a ação, explica que a iniciativa faz parte do projeto Agrinho promovido pela Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Nesta semana, a nutricionista Priscila Lima foi convidada para ministrar uma palestra sobre educação alimentar e nutricional, oportunidade em que destacou a importância do consumo de peixe na infância.
Também na oportunidade, a nutricionista apresentou a piscicultura como alternativa sustentável de produção de alimento. “Sem dúvida, um projeto interessante e que precisa ser comemorado”, comentou a nutricionista.
Ainda segundo a nutricionista, o peixe, embora altamente nutritivo, ainda é pouco consumido por muitas crianças devido a fatores culturais, desconhecimento e hábitos alimentares da família.
Apesar disso, é importante destacar que a piscicultura é uma atividade em crescimento no Brasil e permite que o alimento chegue à mesa de forma mais acessível, segura e sustentável.
A professora Joyce cita que integrar este tema ao conteúdo escolar ajuda as crianças a entenderem o ciclo da alimentação, aproximando-as da natureza e valorizando o trabalho de quem produz.
“Aliar teoria e prática, torna o aprendizado mais significativo e desperta a curiosidade e o envolvimento dos alunos”, disse ela.
As atividades contam com apoio da Administração Municipal e Secretaria de Educação.