Covid: vírus da variante Delta circula em Goioerê

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (25), 17 casos e um óbito de sublinhagens da cepa chamada de variante Delta. Desse total, 14 casos e um óbito foram em decorrência da sublinhagem AY.4 e três casos da AY.12.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com os dados, foi confirmada a circulação do vírus da linhagem da cepa Delta em Goioerê, onde um caso foi registrado.

A confirmação deve colocar a população em alerta para que todos os cuidados e protocolos contra a Covid possam ser redobrados.

Além de Goioerê, foram confirmados casos de sublinhagem desta cepa em: Piên (4), Curitiba (3), Colombo (1), Fazenda Rio Grande (1), Araucária (1) e Paranaguá (3). Os casos de Paranaguá são tripulantes de um navio que atracou no Porto da cidade e ficou em quarentena. Os tripulantes residem no exterior.

O óbito desta linhagem foi registrado em Araucária e trata-se de um homem de 58 anos que foi internado e faleceu no dia 5 deste mês. Já com relação a sublinhagem AY.12, os casos são de Paranaguá (3) e também se referem a tripulantes do navio.

GERAL – Até agora, 789 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 529 aguardam resultado. A maioria das amostras correspondem a variante P.1 (461 casos). A delta possui atualmente 59 casos confirmados e 20 óbitos, além de 17 casos de sublinhagens (14 casos AY.4 e 3 casos AY.12), com um óbito da AY.4.

SUBLINHAGENS – Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus se multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.