Copel destina R$ 1,1 milhão a projeto de eficiência de energia da Santa Casa

O governo do Paraná, através da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica, vai destinar um valor recorde de R$ 1 milhão e 137 mil para o projeto de eficiência energética da Santa Casa de Goioerê.

O projeto foi apresentado no ano passado, através do prefeito eleito Betinho Lima e do Provedor Gerson de Brito, com o objetivo de ajudar a Santa Casa a reduzir custos. A expectativa, segundo a direção do hospital, é economizar 56% de custos com energia.

“Hoje, nós pagamos cerca de 32 mil reais de energia todos os meses, o que acaba pesando nos cofres da nossa Santa Casa. Com esse projeto a gente vai pagar cerca de 12 mil”, disse o Provedor Gerson de Brito.

De acordo com Brito, o projeto prevê a instalação de placas fotovoltaicas, cujo custo será arcado pela estatal paranaense, além da troca de 512 lâmpadas e substituição de 25 aparelhos de ar-condicionado. Também será instalada uma nova usina de oxigênio, entre outras melhorias.

“A gente precisa economizar e reduzir custos e um dos caminhos para isso é justamente a implementação desse projeto de eficiência energética, cuja Copel está nos brindando com recursos a fundo perdido”, citou.

O prefeito eleito Betinho Lima participou do evento e disse que o projeto da Copel é uma conquista importante para a Santa Casa. “Estou feliz com essa conquista. Mas podem esperar, pois outras mais virão”, destacou ele.

Segundo a direção da Santa Casa, os recursos serão liberados através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que é uma obrigação regulatória estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que prevê a destinação de 0,4% da receita líquida anual da empresa a projetos de redução do desperdício de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.