Começam as convenções partidárias para definir candidatos que disputarão as eleições em Goioerê
Os partidos políticos de Goioerê abrem na próxima segunda-feira, dia 29, o período de convenções para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A primeira convenção será do PL, que tem como presidente o vereador Patrik Pelói. O evento será na Câmara Municipal, a partir das 11 horas.
No dia 01 de agosto será a vez do PP – Partido Progressista, que tem como pré-candidato o agricultor Pedro Coelho. A convenção do PP está marcada para às 19:30 horas na Câmara Municipal. Na sequência, no dia 02, será realizada a convenção do PSD, que tem como pré-candidato à reeleição, o prefeito Betinho Lima. Também no dia 02 acontecerá a convenção do AGIR36.
Já no dia 03 de agosto – sábado – será a vez do MDB, que tem à frente o vereador ‘Kleber Paraíba’ e que também aparece como pré-candidato à sucessão municipal. O encontro do MDB também será na Câmara Municipa, com início previsto para às 15 horas.
No dia 04 está marcada a convenção do União Brasil, que tem como aliados os partidos PSDB, PDT, e Cidadania. Os demais partidos ainda não divulgaram a data de suas convenções, mas as agremiações têm até o dia 05 de agosto para oficializar os nomes dos seus candidatos. Lembrando que para ser candidato, o político deve estar regularmente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.
As convenções funcionam como uma eleição interna dos partidos. A legislação eleitoral dá às legendas autonomia para definir a estrutura de organização das convenções. A eleição interna é realizada por meio da votação dos filiados nas chapas que se inscreverem para os cargos que estarão em disputa. O número que os candidatos usarão na urna eletrônica também deve ser definido na eleição interna.
REGISTRO DE CANDIDATURAS: – Após a escolha dos candidatos, as legendas têm até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral. O registro de candidatura é feito por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex e será analisado pelo juiz da zona eleitoral.
Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o partido resolva a pendência no prazo de três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e Ministério Público Eleitoral.
Os partidos também deverão registrar os candidatos aos cargos de vereador conforme a cota de gênero, que prevê o mínimo de 30% de candidaturas femininas.
PROPAGANDA: – A propaganda eleitoral nas ruas e na internet começará em 16 de agosto, um dia após o fim do prazo para registro das candidaturas. A partir dessa data, os candidatos poderão fazer carreatas, comícios e panfletagem entre 8h e 22h. Anúncios pagos na imprensa escrita e na internet também estarão liberados.