‘Caminhada do Meio-Dia’ reúne centenas de goioerenses no combate ao feminicídio
A cidade de Goioerê, através do Conselho da Mulher e apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, dia 22, a 2ª Caminhada do Meio-Dia, ação das mais importantes para alertar a população a lutar contra o feminicídio.
CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP
Durante a caminhada, que saiu de próximo da Estação Rodoviária, autoridades, lideranças religiosas e representantes de vários setores organizados, exibiram balões brancos, além de cartazes pedindo a conscientização da população em favor dessa luta.
A secretária Ivanilda Plazza, titular da Pasta da Assistência Social, lembra que a ação faz parte de uma campanha estadual, organizada pelo Governo do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que prevê mobilização nas ruas, caminhadas, fóruns de debates e uma campanha publicitária de conscientização contra qualquer forma de violência contra as mulheres.
DIA ESTADUAL: – O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.
FEMINICÍDIOS: – – O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.