Ações de segurança nas escolas foram discutidas com lideranças em Goioerê

Visando garantir mais proteção nas escolas e tranquilizar os pais e os professores, em razão de notícias falsas que têm circulado nas redes sociais, sobre supostos ataques nas instituições de ensino, representantes de várias entidades estiveram reunidos em Goioerê nesta segunda-feira.
O encontro, organizado pelo vereador Patrik Pelói, através da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, teve como objetivo discutir quais ações estão sendo feitas para garantir a segurança nas escolas, bem como, levantar sugestões e propostas que possam melhorar a segurança de alunos e professores no âmbito escolar.
Dentre as medidas apresentadas, foram priorizadas algumas que deverão ser implementadas de imediato e outras que serão analisadas. Entre as ações imediatas estão o fechamento dos portões, ampliação da altura dos muros das escolas, colocação de câmeras de vigilância, ampliação de rondas ostensivas nas proximidades das escolas e creches, liberação de uma linha de comunicação direta entre diretores e órgãos de segurança.
Outra medida será um treinamento realizado pela equipe da Polícia Militar para os profissionais das escolas e creches, ensinando técnicas de como agir em momentos de possíveis tensão. Também foi discutida a possibilidade da contratação de profissionais especializados em segurança para fazer a vigilância das escolas e creches. “Para reforçar essa proposta estamos encaminhando uma indicação, fazendo essa solicitação para o Poder Executivo”, ressaltou o vereador Ricardinho.
A presidente da Câmara, Luci Alvino, avalia que a reunião foi bastante produtiva e inúmeras ações deverão ser implementadas para melhorar a segurança nas escolas. “Tivemos um posicionamento muito positivo da Secretaria de Educação, garantindo que a Prefeitura está empenhada para realizar o que for necessário para garantir a segurança das crianças e a tranquilidade dos pais. Esse é o caminho”, ressaltou.

CARTILHA: – Ainda durante o encontro, o Aspirante a Oficial da Polícia Militar, Fernando Moreira, anunciou que o Governo do Estado estará confeccionando uma cartilha de orientação que serão distribuídas nas escolas. “Já conversamos com o Aspirante e pedimos para que ele nos auxilie nessa questão das cartilhas que serão de grande valia”, disse Patrik.
A busca por mais segurança nas escolas de Goioerê foi suscitada após o absurdo ataque à escola de educação infantil em Blumenau, onde quatro crianças foram brutalmente assassinadas. “Ainda estamos impactados com essa tragédia, mas queremos tranquilizar a todos que a gestão municipal, especialmente através da Secretaria da Educação, vai reforçar ainda mais o olhar sobre a segurança de nossas crianças”, destacou a secretária Ane de Paula.

OS PARTICIPANTES:- Além da presidente Luci Alvino e dos vereadores Patrik Peloi, Helton Maia, Ricardo Martins e Fabiano Barboza, participaram da reunião representantes do Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Conselho de Segurança, Secretaria Municipal de Segurança e Conselho Tutelar.