A Copacol veste rosa

Outubro é o mês de conscientização quanto a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. E para finalizar as ações da campanha, a Copacol promoveu no dia 29 de outubro o uso de camisetas na cor rosa entre os colaboradores.

A ação que busca alertar sobre o cuidado com a própria saúde mobilizou todos os setores da Cooperativa: muitas fotos foram compartilhadas pelos colaboradores, que aderiram a iniciativa.

Para reforçar as orientações de prevenção, a médica do trabalho da Copacol, Carla Camillo Pitol, enalteceu os cuidados que as mulheres precisam ter, não apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano. “O preventivo deve ser feito anualmente. Todas as mulheres, a partir dos 40 anos, devem realizar o exame de mamografia regularmente, pois através dele será possível diagnosticar precocemente qualquer sinal da doença e assim realizar o tratamento necessário”, orienta.

Carla ressaltou também a necessidade de exames de mamografia para as mulheres que tiveram casos da doença na família. “As pacientes que a mãe ou irmã foram diagnosticadas com câncer devem iniciar o acompanhamento com 10 anos a menos que a idade de surgimento do carcinoma do familiar, ou seja, se descobriu aos 37, os exames precisam começar aos 27 anos”, explica.

Palestra
Ainda no dia 29, os colaboradores e as integrantes dos Grupos Femininos da Copacol puderam acompanhar uma live com o tema “Quando uma mulher se ama”, com a professora e escritora, Luciana KeleDorini, que ministra encontros e eventos motivacionais desde 2015.

O foco da palestra foi o autoconhecimento, autoconceito, autoconfiança, autovalorização, amor próprio e empoderamento. “Muitas vezes deixamos de ter algo por falta de atitude, por falta de confiança e por não fazer acontecer. Devemos sonhar, saber enxergar as oportunidades e realizar. As mulheres devem se amar, confiar em si mesmas, acreditar no potencial, viver e ser feliz”, conclui.