Governo entrega pleitos do Paraná à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet

Acompanhado do deputado estadual Anibelli Neto, líder do MDB no Paraná, o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, esteve em Brasília na última quarta-feira (8). Na oportunidade, ele se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e detalhou à ministra, os três pleitos principais do Governo do Paraná para este início do segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Entre as demandas, foi destacada a questão do Anexo C, do Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Estado de acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante para o Paraná.

Também foram expostos dois outros pleitos, referentes a grandes obras estruturantes: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado muita energia e que é obra estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola, e o custeio das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração.

Segundo Guto Silva, também foi discutido com a ministra o Plano Plurianual (PPA), uma das principais ferramentas de planejamento do Governo do Estado, que terá sua metodologia aprimorada para o quadriênio 2024-2027.

“Este é o instrumento de planejamento a médio e longo prazo, então trazer para Brasília esse tema é importante para que a gente possa colocar em sintonia o PPA do Estado em relação à análise e planejamento do governo federal”, finaliza ele.

PRESENÇAS – Participaram da reunião o secretário Rogério Carboni, de Desenvolvimento Social e Família, Rubens Bueno II, chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado do Paraná em Brasília, o deputado federal Beto Preto, o deputado estadual Annibelli Neto, e o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac.