Itaipu recebe Moção de Congratulações da Câmara de Guarapuava
Homenagem celebra os 50 anos da usina, completados em maio de 2024
A Itaipu Binacional recebeu, nessa quinta-feira (17), uma Moção de Congratulações e Louvor da Câmara Municipal de Guarapuava (PR). A honraria partiu de requerimento da vereadora Professora Terezinha Dai Prai (PT), pelos 50 anos da hidrelétrica, completados em maio de 2024. O requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara em maio e entregue agora.
O diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, agradeceu em nome de todos aqueles que ajudaram a construir a história da Itaipu. “Desde o princípio, temos um compromisso de elaborar projetos que vão além da geração de energia, como o apoio a iniciativas sociais, ambientais e educacionais, que refletem a responsabilidade da empresa em contribuir para o desenvolvimento regional”, afirmou.
O diretor técnico executivo da usina, Renato Sacramento, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, também compareceram à cerimônia.
A Moção foi entregue pelas vereadoras Professora Terezinha e Cris Wainer (PT). Ao justificar a homenagem, a Professora fez um histórico da hidrelétrica, da fundação até os dias atuais, e sua importância estratégica para o Brasil em meio século de existência. “Essa usina representa grandeza para todo o país. Não podemos deixar passar em branco, e propusemos então essa homenagem, aprovada por unanimidade”, afirmou.
Como a sede legislativa da cidade está em reforma, o evento foi realizado no campus do Centro Universitário Campo Real. Na ocasião, também foi concedido a Enio Verri o título de Professor Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua notável contribuição ao desenvolvimento sustentável, à educação e ao progresso da sociedade brasileira.
O Reitor do Centro Universitário Campo Real, professor Edson Aires da Silva, destacou que o título de Professor Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção acadêmica concedida pela instituição e que Enio Verri foi escolhido não apenas por sua liderança à frente da Itaipu Binacional, mas também por sua visão humanista e seu compromisso com a transformação social.