Itaipu apresenta ação de turismo sustentável em evento internacional

A Assessoria de Turismo da Itaipu Binacional apresentou um estudo de caso sobre a capacitação e acompanhamento dos boxes sociais do Mercado Público Barrageiro, durante o Simpósio Mundial de Turismo Sustentável, no início de maio, em Ribeirão Preto (SP).

O estudo apresentou a iniciativa do Programa de Boxes Sociais, coordenado pela Itaipu e o Itaipu Parquetec, em que cerca de 20% dos boxes do Mercado são destinados a organizações sociais, como associações e cooperativas. São produtores rurais, pescadores, piscicultores de pequeno porte, e artesãos.

O programa oferece subsídios no aluguel e condomínio durante os três primeiros anos de funcionamento dos boxes sociais, e apoio técnico, por meio de cursos de formação e mentorias, para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. A formação foi customizada para cada organização, através de pesquisa e entrevistas, e conta com o apoio do convênio “Semeando Gestão”, de Assistência Técnica e Extensão Rural, coordenado pela Itaipu.

“Pudemos levar ao simpósio a experiência de turismo sustentável na prática, com impactos sociais positivos, que fazem do Mercado Público Barrageiro um importante vetor de desenvolvimento na Tríplice Fronteira”, disse Antonio Fernando Terna Machado, um dos responsáveis pelo artigo. “Porque não basta abrir espaço para a inclusão, é preciso resolver as carências em conhecimento de gestão destas organizações, o que é um desafio.”

Para Jorge Thiago Luiz Dalmagro, da Assessoria de Turismo da Itaipu, que também apresentou o estudo, trata-se de uma iniciativa de vanguarda no turismo sustentável. “O artigo despertou bastante interesse dos participantes do evento, em sua maioria profissionais do meio acadêmico; e eles manifestaram a vontade de conhecer de perto a ação que desenvolvemos no Mercado Público Barrageiro”, disse.

A iniciativa contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2 – Fome zero e agricultura sustentável; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento econômico; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

WhatsApp