Grupo de Jovens da Copacol visita Unidade Frigorífica da Frimesa
Os integrantes do Grupo de Jovens da Copacol, filhos e netos de cooperados com idade entre 14 e 25 anos, realizaram uma visita técnica na Unidade Frigorífica da Frimesa, em Assis Chateaubriand. A Frimesa é uma cooperativa central, formada pela junção de outras cinco cooperativas, entre elas a Copacol. A Unidade de abate de suínos da cidade de Assis é considerado a maior da América Latina.
Ao todo 30 jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos de criação e produção de suínos da Copacol, as etapas que os animais passam com o produtor rural e todas as ações realizadas na cooperativa Central, até que os produtos cheguem as gôndolas dos mercados. “Visitar a Frimesa foi incrível, não conhecia quais eram os processos que o animal passava após sair da nossa propriedade. Todo conhecimento apresentado, com exemplos e vídeos, nos agrega muito. São muitas etapas e muitos profissionais envolvidos para que o alimento chegue em nossas casas de maneira segura”, afirma o jovem Andrey Natan Tasarz, morador do Carajá, distrito de Jesuítas, que trabalha junto da família com a suinocultura, produzindo 600 animais por lote.
Na ocasião, os jovens contaram com apresentações da médica veterinária da Copacol, Isabela Bortolli, e do gerente da Unidade Central, Valdecir Mauerwerk. “Esses jovens são o futuro das cooperativas e para nós da Frimesa é um prazer receber todos eles e apresentar os trabalhos que fazemos a partir dos animais que as famílias cooperadas produzem. O objetivo de ações como essas é demonstrar a importância da cooperação para obter grandes resultados. O grau de excelência da Frimesa começa com grandes produtores rurais, os familiares desses jovens. Foi uma troca de experiência muito proveitosa”, afirma Mauerwerk.
De acordo com a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, a atividade, intitulada Rota do Suíno, é de suma importância para o desenvolvimento dos jovens e das famílias cooperadas. “A cada ano realizamos a rota de alguma atividade, ano passado foi a Rota do Peixe e nesta edição do Suíno, onde apresentamos aos jovens todos os processos da produção até a comercialização dos animais. O objetivo é que eles visualizem e valorizem os trabalhos da suinocultura em cada etapa: na propriedade, na indústria e no mercado. Que eles entendam o grau de responsabilidade de cada profissional envolvido. Resultando na sequência deles nas atividades da família, em cooperação com a Copacol”, destaca.