Do Ipec ao Biopark: Governo do Paraná e Google buscam novas oportunidades de cooperação

Com apoio do Governo do Estado, um grupo de gestores da multinacional de tecnologia Google visitou nesta segunda-feira (11) o Parque Cientifico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, no Oeste do Paraná, o Cilla Tech Park e o Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado. O objetivo é fortalecer parcerias estratégicas e explorar oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas como biotecnologia, saúde, ciência de dados e inteligência artificial.

A agenda foi articulada pela Secretaria do Planejamento, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o avanço da ciência e coloca o Paraná como um polo emergente de inovação tecnológica, com perspectivas para o futuro da biotecnologia e da saúde no Brasil.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, lembra que em todo o mundo a cooperação entre grandes empresas de tecnologia e os centros de pesquisa tem se mostrado uma alternativa viável para acelerar o desenvolvimento de soluções mais eficazes e acessíveis para a sociedade. Esse tipo de parceria potencializa o impacto de novos produtos e serviços, unindo o conhecimento científico especializado e a inovação tecnológica.

Bona afirma que a visita serviu para discutir o potencial de parcerias em projetos conjuntos que envolvem o uso de plataformas tecnológicas. “A colaboração entre o setor privado e os centros de pesquisa locais pode acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, especialmente nas áreas de saúde e biotecnologia”, disse. “É importante fortalecer os ecossistemas de inovação, estabelecendo um espaço propício para novos modelos de negócios tecnológicos”.

Os representantes da big tech norte-americana conheceram os projetos inovadores que estão sendo desenvolvidas no Paraná. O Biopark se destaca como um hub de inovação focado em biotecnologia, reunindo empresas e centros de pesquisa dedicados ao avanço das ciências da vida e saúde. O Cilla Tech Park abriga startups e empresas focadas na aplicação de novas tecnologias em soluções voltadas para a saúde pública e o bem-estar da população.

No Ipec, o grupo conheceu alguns dos projetos pioneiros que buscam o desenvolvimento de tratamentos de saúde mais eficazes e personalizados. O Projeto Genomas Paraná, por exemplo, utiliza técnicas de Inteligência Artificial e ciência de dados para construir um banco de dados com amostras biológicas e dados epidemiológicos da população. O intuito é compreender o perfil genético e epidemiológico da população, a partir da identificação de biomarcadores de predisposição genética para doenças crônicas não transmissíveis.

O Genomas Paraná é desenvolvido pelo Ipec, com apoio da Seti, da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto recebeu um aporte de recursos da ordem de R$ 3,12 milhões, sendo R$ 1,56 milhões do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Seti.

WhatsApp