Censo Escolar começa com coleta de informações junto às prefeituras

Começou na última sexta-feira, a coleta de dados do Censo Escolar 2021. A coleta vai até dia 23 de agosto, por meio do Sistema Educacenso.
As instituições que congregam as prefeituras, como a Confederação Nacional de Municípios (CNM), alertam para a importância do preenchimento das informações da primeira etapa, referente à Matrícula Inicial.
De acordo com o governo federal, nos próximos 67 dias, serão coletadas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.
Após a coleta, os dados preliminares serão enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ao Ministério da Educação (MEC) e publicados no Diário Oficial da União.
A partir disso, os gestores escolares e das redes de ensino terão 30 dias para verificar, confirmar e, se necessário, alterar as informações. Os resultados finais da primeira etapa serão disponibilizados em dezembro de 2021.
IMPORTANTE: – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de educação.
O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.
O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.